HISTÓRIA

O CLUBE
O Grupo Desportivo da Ribeira do Fárrio foi fundado no ano de 1977. Em 1982 procedeu-se à sua Escritura Pública, tendo sido publicado no Diário da República nº. 132, III Série em 11/06/1982. Durante muitos anos este clube esteve inactivo, mas voltou à realização de actividades no ano de 2002. A partir deste ano apostou na formação dos jovens. principalmente a nível do Futsal, estendo filiado na associação de futebol de Leiria por não existir formação em Santarém. A partir do ano de 2005,  filiou-se na Associação de Futebol de Santarém, continuando a sua aposta principal na modalidade de FUTSAL. Além do Futsal o Gruder teve inscrito na associação de atletismo de Santarém nos anos de 2007/08 e 2008/09 com um conjunto de jovens a participar nas várias competições distritais existentes.

O GRUDER aposta também em Actividades Recreativas, tais como:

Paintball
Festas de Inverno
Festa de Aniversário do Clube
Festa da Cerveja
Torneio de Sueca
BTT
Jogos Tradicionais
Torneio de Matraquilhos
Mini-Torneio de Sueca
Torneio 3x3
Vários torneios de verão de futsal 

HISTORIAL FUTSAL

 ÉPOCA 2011/2012

EQUIPA DE JUVENIS ÉPOCA 2011/2012 
Vice-Campeã Distrital AFSantarém



JOGADORES

Em cima: Gonçalo, Cristiano, Olivier, Cristóvão, Tiago, João, Rodrigo
Em baixo: Fábio, Joel, Júlio, Nelson, Anthony, Guilherme

TREINADOR
Jorge Marques

DIRECTORES
Carlos Pereira
Carlos Ferrador
Sónia Oliveira
Sandra Oliveira
 
EQUIPA DE INICIADOS ÉPOCA 2011/2012
Vice-Campeã Distrital AFSantarém

 
JOGADORES
Em baixo: Francisco, João, Rafael, André, Marco Ferreira, Marco Lopes, Leandro
Em cima: Flávio, Pedro, Marco Brazeta, Vasco, Luciano, Hugo, Alexandre, Nuno

TREINADOR
Jorge Marques

DIRECTORES
Carlos Pereira
Carlos Ferrador
Sónia Oliveira
Sandra Oliveira

EQUIPA SÉNIOR
Plantel 2010/2011


Foto Equipa (jogo de apresentação)
Baixo: José Ricardo, Bruno Jorge, Filipito, Nuno Marques, Sergito, Jorgito e  Nuno Rasteiro
Cima: Tiago Gomes, Pedro, Gonçalo, Afonso, David, Paulito e Micael
(da esquerda para a direita)

Foto torneio dos riachos
Baixo: Rasteiro, Filipito, Jorgito, Paulito e Nuno Marques
Cima: Bruno Jorge, Tiago Simões, Afonso, José Ricardo e Sergito 
(da esquerda para a direita)


1 - Micael Marques "Cobra" (GR)
3 - Nuno Gonçalves "Rasteiro" (Ala) 
4 - Tiago Gomes (Ala) Ex. Arcuda Fut11 
5 - Afonso Ventura (Fixo) Ex. Júnior GD Freixianda
6 - Pedro Monteiro (Ala) Ex Caxarias Fut11
7- Jorge Marques "Jorgito" (C) (Universal)
8 - Filipe Simões "Filipito" Sub (c) (Ala)
9 - David Lopes (Fixo/Ala)
10 - Nuno Marques (Universal)
11 - Sérgio Freire "Sergito" (Ala) Ex. GD Freixianda   
12 - Bruno Jorge (GR) Ex. GD Freixianda   
13 - Gonçalo Ferreira "Pote" (GR)
14 - Paulo Jesus "Paulito" Ex. GD Freixianda 
15 - Rui Simões (Ala) Ex. GD Alvaiázere Fut 11
16 - José Ricardo (Ala) Ex. júnior GD Freixianda 
     - Tiago Antunes (Fixo) Regresso

Equipa Técnica
Treinador: Nuno Marques
Treinador Adjunto: Jorge Marques
Fisioterapeuta: Tânia

Delegados:
Carlos Pereira (Ferrador)
Carlos Pereira (Camané)

Directores:
Jorge Marques
Sónia Oliveira 
Sandra Oliveira

EQUIPA INICIADOS

Plantel 2010/2011



Joel Pereira (Gr)
Nuno Carvalho(Gr)
Tiago lourenço (c)
Marco Brazeta
Pedro Marques
Vasco Oliveira
Alexandre Pereira
Marco Lopes
Flávio Simões
André Oliveira
Marco Ferreira
Francisco Lopes

Equipa Técnica
Treinador: Jorge Marques
Treinadores Adjuntos: Filipe Simões
Fisioterapeuta: Tânia

Delegados:
Carlos Pereira (Ferrador)
Carlos Pereira (Camané)

Directores:
Jorge Marques
Sónia Oliveira
Sandra Oliveira


ÉPOCA 2009/2010


PRESENÇA DO GRUDER NA TAÇA DO RIBATEJO 2009/10
GRUDER Cai de Pé nas Meias-Finais da Taça
O GRUDER após fazer história de estar presente na sua primeira Final-Four da taça do Ribatejo, queria mais e o mínimo era a participação na final, depois era o que Deus quiser. No entanto, a equipa acabou por perder na lotaria das grandes penalidades num jogo em que não merecíamos ter perdido de maneira nenhuma. A equipa estava avisada para o jogo do Carvalhos e tinha a lição estudada, conseguindo na primeira parte não deixar o adversário construir o seu jogo apesar de estes terem mais posse e circulação de bola. O GRUDER conseguiu marcar logo nos primeiros minutos num lance rápido de um fora, onde Mael dispara com força ao ângulo não dando hipóteses de defesa. A equipa criava imensas jogadas de perigo em situações de transições rápidas e não seria de estranhar o 2-0 por Nuno Marques num desses lances de contra-ataque. Na segunda parte tudo do mesmo, mas com o Carvalhos a ter ainda mais posse de bola e a fazer o seu jogo, mas fica a sensação de durante o jogo nunca criaram ocasiões claras de golo ao contrário da nossa equipa, que apesar de não termos tanta posse de bola, cada vez que tínhamos espaço, criávamos imenso perigo. No entanto, nos últimos minutos o Carvalhos arriscou, colocou GR avançado e em dois lances felizes conseguiram quase "empurrar" e meter a bola dentro da nossa baliza para nossa desilusão quando o jogo estava mesmo a terminar. Foi um completo balde de água fria, depois de tudo o que fizemos. Nos penaltis estivemos irreconhecíveis ao não converter nenhuma penalidade, diga-se de passagem com grande mérito do GR adversário que acabou por ser o grande herói desta partida porque acabou por decidir a passagem.
De qualquer força enaltecer o esforço, dedicação e entrega de todos estes jogadores, equipa técnica, dirigentes e adeptos, todos foram incríveis. Ao Carvalhos dar os parabéns porque soube lutar até fim e conseguiu o prémio tão desejado.
Balanço Final do Campeonato Distrital de Futsal da 1ª Divisão 2009/10
O GRUDER terminou o campeonato distrital de Futsal serie A na 4ª posição, alcançando o mesmo lugar do ano anterior, no entanto este ano o campeonato termina por aqui ao contrário do ano transacto que se realizou uma fase final com os 4 primeiros de cada serie. O Saldo é positivo, os objectivos eram fazer no mínimo igual ao ano passado e acabamos por conseguir, apesar de com algumas dificuldades. Em género de balanço, começamos muito bem o campeonato com 3 vitórias, mas depois a equipa quebrou e passamos por uma fase menos boa não voltando a vencer na primeira fase. No entanto, a equipa no inicio da 2ª volta veio com outra atitude e com uns ajustes no plantel em Dezembro a equipa teve em grande nível, conseguindo na segunda volta 4 vitórias, 2 empate e 2 derrotas. Acabamos por perder um jogo contra o Carvalhos Figueiredo (fora) que ficaram em 2º e com os CD "Os Patos" campeões e empatar contra o CD Fátima que terminaram em 3º e contra a Sabacheira (casa) num jogo em que tivemos a ganhar até mesmo o final do encontro por 4-1. De realçar as vitórias de larga margem em autênticos derbies concelhios contra a Freixianda e Juventude Ouriense vingando as derrotas da primeira volta do campeonato.
Para este feito contribuíram imenso os patrocinadores que apoiaram a equipa, sem eles tornar-se-ia difícil, aos dirigentes (Carlos Ferrador, Carlos Pereira, Sónia, Sandra, Feliciano Costa e Manuel Serrano), o director/treinador/Jogador Jorge Marques, Treinador/Dirigente/jogador Nuno Marques, Filipe Simões (jogador), André (Jogador) e claro os protagonistas, OS JOGADORES. Uma Palavra de apreço para o treinador Artur, que pegou na equipa no inicio do campeonato, deixando uma grande aprendizagem, camaradagem, amizade e que muito graças a ele conseguimos jogar o futsal que jogamos, pena as condições adversas que este apanhou.
Por último e mais uma vez, a nossa claque "Ribeira Negra" esteve sempre em altas e não é por acaso que parece que jogamos sempre em casa, são fantásticos, por muito considerados a melhor claque do distrito, OBRIGADO.


PLANTEL FUTSAL SÉNIOR 2009/2010
 Da esquerda para a direita
Em cima : Camené (delegado), Maxi, Wilson, David, Mico, Filipito e Carlos (presidente)
Em baixo: André, Nuno "Rasteiro", Mael, Rui "Suviético", Jorge, Nuno, Ricardo "Bala" e Gonçalo.
Falta: Micael "Cobra"

ADEPTOS RIBEIRA NEGRA 2009/10



ÉPOCA 2008/2009


Participação da equipa sénior no Campeonato Distrital de Futsal - 1ª Divisão
O balanço é extremamente postivo, com a equipa a realizar a melhor época de sempre e a conseguir lutar de igual para igual com qualquer equipa do campeonato. Em relação à classificação final, a equipa ficou num honroso 7º lugar, num total de 16 equipas.
É importante referir que, além dos resultados desportivos alcançados dentro de campo, exitiram outras vitórias tão ou mais importantes, como foi o facto desta equipa ter unido uma freguesia em torno deste desporto, havendo quase sempre um pavilhão cheio de apoiantes, muito colorido com as cores da nossa equipa e da nossa terra, apoiando do principio ao fim, na vitória e na derrota. Desde já, o GRUDER agradece todo o apoio prestado pelos adeptos, sócios e simpatizantes ao longo da época, que tanta força e alegria nos deram, deixando-nos orgulhosos com o trabalho desenvolvido.


ÉPOCA 2007/2008

A equipa de seniores participou no campeonato distrital de Futsal de Santarém, 2ª divisão, ficando em 6.º lugar.

ÉPOCA 2006/2007

A equipa de seniores de futsal participou no Campeonato Distrital de Futsal de Santarém, tendo ficado em 10.º lugar.

ÉPOCA 2005/2006

A equipa de Iniciados participou no campeonato Distrital de Futsal de Leiria ficando em 2.º lugar do seu grupo com igualdade de pontos com o 1.º lugar, e em 3.º lugar na fase final; A equipa de Juniores participou no campeonato Distrital de Futsal de Santarém, tendo ficado em 6.º lugar; Nesta época a equipa de juniores chegou à final da taça Futsal Santarém; A equipa de Seniores participou no campeonato Distrital de Futsal de Santarém ficando em 13º lugar da sua série.

ÉPOCA 2003/2004

Nesta época o GRUDER sagrou-se CAMPEÃO DISTRITAL e VENCEDOR DA TAÇA do distrito de Leiria com a equipa de INICIADOS.

 
Ainda nesta época o GRUDER participou com uma Equipa de Juvenis no campeonato Distrital de Futsal de Santarém ficando em 2º. Lugar. E participou no campeonato distrital de Leiria com uma equipa de infantis. Foi o primeiro ano que a A.F. de Leiria organizou um campeonato de infantis. A nossa equipa ficou em 3.º lugar num total de 13 equipas.



ÉPOCA 2002/2003

Nesta época e devido a A.F.Santarém não ter escalões de formação em FUTSAL, o GRUDER participou no campeonato Distrital de Futsal de Leiria com uma equipa de iniciados e outra de Juvenis, os iniciados classificaram-se em  9º Lugar e os Juvenis em 5º Lugar.