ACT. RECREATIVAS



ANO DE 2012 






XI Torneio de Sueca do GRUDER



Resultados do XI Torneio de Sueca

Nos dias 16 e 17 de Março, o GRUDER organizou o seu XI Torneio de Sueca. Este torneio, que se realiza sempre nos fins-de-semana da Quaresma, este ano ficou reduzido a um fim-de-semana, devido à fraca aderência de participantes.
Inscreveram-se apenas 8 equipas. Mas, mesmo assim, o GRUDER não deixou de organizar o torneio e proporcionou mais uma actividade cheia de boa disposição.

As equipas vencedoras foram:
1.º Prémio – Diamantino e Carlos Gomes, que receberam um diploma e um presunto.
2.º Prémio – Fernando Costa e António Alves, que receberam um diploma e um bacalhau.
3.º Prémio – Carlos Marques e Leonardo Guapo, que receberam um diploma e um salpicão.



 
ANO  DE 2011

V Torneio de Matraquilhos 





3º Passeio de Bicicletas - GRUDER






4º Torneio de 12H 3x3 - GRUDER


Foi um dia com muito sol e com temperaturas altas, que serviu para aquecer cada jogo, com as equipas lutarem com muita garra e ambição pela vitória em cada jogo. Participaram 6 equipas e o campeonato este ano jogou-se em formato de todos contra todos. Além do torneio existiu durante todo o dia um enorme convívio no bar, com muita musica, bebida e divertimento.

Eis os resultados e classificações:
  1. MMs United 9 - 5 CORIFA
  2. KONAMI 8 - 4 -LOPES TEAM
  3. RIBEIRENSES 4 - 11 BRASIL
  4. MMs United 12 - 5 KONAMI
  5. CORIFA 5 - 6 RIBEIRENSES
  6. LOPES TEAM 6 - 8 BRASIL
  7. MMs United 13 - 8 RIBEIRENSES
  8. CORIFA 2 - 5 LOPES TEAM
  9. KONAMI 7 - 9 BRASIL
  10. MMs United 6 - 5 LOPES TEAM
  11. CORIFA 3 - 4 BRASIL
  12. KONAMI 10 - 4 RIBEIRENSES
  13. MMs United 3 - 5 BRASIL
  14. CORIFA 6 - 8 KONAMI
  15. LOPES TEAM 3 - 0 RIBEIRENSES
  1. BRASIL               15pts
  2. MMS United        12pts
  3. KONAMI             9pts
  4. LOPES TEAM      6pts
  5. RIBEIRENSES      3pts
  6. CORIFA               0pts


2º Encontro de Karting - GRUDER


No passado dia 1 de Maio o GRUDER voltou a organizar a sua corrida de karting que obteve uma participação recorde de 26 participantes.  Esta iniciativa iniciou-se com o encontro às 9h no Fárrio, onde alguns aproveitaram para tomar o pequeno-almoço e outros para continuar o “andamento” da noite anterior. Chegou-se ao kartódromo de Fátima pela 10h, onde após alguns minutos de espera lá se iniciou os preparativos para a corrida que conteve 10 minutos de aquecimento e que serviria para saber a grelha de partida. A corrida em si durou 2º minutos, tendo sido uma corrida cheia de emoção do inicio ao fim, onde o facto de a pista nos primeiros minutos estar molhada fez com que a emoção fosse ainda maior, com constantes despistes e saídas de pista. Uns com mais cautelas e outros nem por isso, todos deram o seu melhor numa corrida muito competitiva onde a vitória acabou por ser entregue ao Carlos,"Nana", seguindo-se Patrick e Benjamin.

Classificação Final:
  1. Carlos “Nana”
  2. Patrick
  3. Benjamim
  4. Gonçalo “Salitro”
  5. Pedro Monteiro
  6. Jaime Gomes
  7. Miguel “Nana”
  8. Rafael
  9. Daniel “Liberal”
  10. “Toxico”
  11. Marco “Badajoz”
  12. Nuno “Mister”
  13. Tiago “Amexa”
  14. Bruno “Marralha”
  15. Tiago Gomes
  16. Tânia
  17. Nuno “Rasteiro”
  18. Carlos “Ferrador”
  19. Fábio “Liberal”
  20. Nuno “Cantoneiro”
  21. Micael “Snake”
  22. Fred
  23. João Costa
  24. Pedro Janeiro
  25. Gil
  26. Nelson






10º Torneio de Sueca do Gruder





4º Torneio de Matraquilhos do Gruder





O Gruder organizou nos dias 25 e 26 de Fevereiro o seu “IV Torneiro de Matraquilhos”. Esta actividade desenvolveu-se na Casinha do Gruder, junto à serração, e contou com a participação de 12 equipas. Foi um torneio cheio de boa disposição onde o que interessou foi a participação das equipas, mas não deixando nunca de existir alguma competição, o que o tornou mais motivante.

Os prémios este ano eram Bacalhaus para as equipas classificadas nos três primeiros lugares, diferindo no tamanho, o maior para o primeiro lugar, o médio para o segundo e o mais pequeno para o terceiro lugar.

As três primeiras equipas classificadas receberam ainda um Diploma e as restantes Certificados de Participação.

Os vencedores foram:

1.º lugar: Nuno Gonçalves x Pedro Bilreiro


 
2.º lugar: Filipe Simões x Jorge Marques


3.º lugar: Adélio Lourenço x Fábio Duarte




ANO  DE 2010 

1º Jantar convívio de sueca do Gruder


Numa nova iniciativa, o GRUDER organizou o denominado jantar convivio de sueca. Este evento tem como principal objectivo juntar todos os apreciadores do jogo tradicional da sueca, numa noite de socialização e confraternização, neste caso à mesa. Inscreveram-se para particioar 10 equipas. Como funcionou a iniciativa? É facil!!! Primeiro o mais importante era comer, juntando toda a gente num delicioso petisco e aproveitando para conviver uns com os outros. Depois sorteou-se as equipas que jogariam entre si, e jogando uma partida até 20 riscos sendo que cada vitória era 1, vitória por mais de 90 pontos era 2 e se fizem-se os 120 pontos era 4. A equipa que perdesse tinha que pagar o seu jantar juntamente com o da equipa que lhe ganhara no tal desafio de sueca. Foi uma noite agradável e que certamente se irá repetir.




II ORI - BTT Terras de Cister


Nos dias 23 e 24 de Outubro, a Ribeira do Fárrio, recebeu a II Ori BTT Terras de Cister, organizada pelo CAOS, Clube de aventura e Orientação de Sintra, com o apoio da Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Ourém e GRUDER. Pelo segundo ano centenas de “bttistas” deslocaram-se à nossa freguesia para participarem nesta prova que contava para o ranking da Taça de Portugal de Orientação em BTT. Homens e mulheres, de 20 escalões diferentes de idades, equipados apenas com uma bicicleta, um mapa e uma bússola, percorreram os caminhos de pinhal, da nossa freguesia, e freguesia vizinha do Casal dos Bernardos, à procura dos pontos marcados e tentando chegar em primeiro à meta. Nestes dois dias a sede da nossa freguesia ficou povoada de bicicletas que andavam de um lado para o outro a preparar-se para as provas que os esperava. Durante todo o fim-de-semana funcionou no salão da junta de freguesia o serviço de bar e refeições, assegurado pelo GRUDER.
 









 
 
II ORI - BTT Terras de Cister e 1º Jantar convívio de Sueca GRUDER



Torneios de Verão 

OS jogadores do GRUDER futsal, aproveitam sempre os torneios de verão de forma a manterem-se activos jogando em várias equipas (normalmente pelas suas terras), no entanto, uma grande parte permanece na equipa. Participamos pela primeira vez no torneio de Maças de Dona Maria (Alvaiázere), terminando o torneio na 4ª posição, mas ficando com a sensação que poderíamos ter feito bem melhor, onde obtivemos o melhor marcador do torneio (Michael Lopes) e houve mesmo quem dissesse que praticamos sem dúvida o melhor futsal. Como é tradição também participamos no torneio da Sandoeira onde nos redimimos do ano passado onde não conseguimos revalidar o título de 2008, e ganhámos este ano de forma categórica, ou seja, ganhamos todos os jogos do torneio. O que engrandece esta vitória é que jogamos contra a equipa da casa (GD Sandoeira) que é sempre muito difícil e que contem alguns jogadores do GRUDER, demonstrando o potencial da nossa equipa.

33º Aniversário

O GRUDER, como vem sendo habitual, apresenta-se como uma colectividade muito dinâmica durante os meses de verão. Portanto, como já publicitado o GRUDER realizou mais uma festa de aniversário, que diga-se passagem, muito concorrida e animada. Foram três dias de festa com muita animação  nos bares e juntamente com um pezinho de dança por essas noites dentro. Durante estes três dias de festas continuaram-se a realizar algumas actividades, tais como o jogo do tiro ao alvo, Torneio da Freguesia (já anunciado anteriormente) e o muito emocionante jogo dos solteiros/casados. Aliás, este jogo que vem relembrando um conjunto de tradições passadas, tem criado um dinâmica interessante entre estas duas "espécies" de homens, na qual dentro e fora de campo se tem jogado de todas as formas, tornando estes confrontos altamente emotivos e competitivos, tornando-se jogo após jogos, autenticas jornadas épicas de mais tarde relembrar. Para a história fica mais um conjunto de vitórias por parte dos casados. Pois é já lá vão dois anos e 4 jogos sem os solteiros conseguirem saborear o intenso sabor da vitória. No jogo do tiro ao alvo, mais uma vez o grande vencedor foi o Paulo Russo, que já se vem tornando "quase" que uma coisa normal e banal. Para o ano há que dar luta a este homem. Um jogo implementado foi o jogo da roda da sorte, onde o prémio era magníficos presuntos. Este jogo correu muito bem, tendo sido vendidos bastantes ao longo dos dias de festas.

8ª Festa da cerveja

Já vai na 8ª edição a nossa festa da cerveja, que por muito consideram do eventos a não faltar em cada verão que passa, deixando o clube, direcção e as gentes da terra extremamente satisfeitos.   Esta realizou-se como de costume na primeira 6ª feira de Agosto. Este ano, tal como o ano transacto optamos por um organista numa fase inicial da festa de forma a podermos agradar a todos. A banda principal foi os "DECLINIOS", que deram um excelente espectáculo. Realmente foi pena o facto de as máquinas de imperial não terem aguentado a tremenda sede dos nossos convidados, e  de nos terem deixado algumas vezes "pendurados". De resto, o balanço é extremamente positivo e o que mais interessa é proporcionar momentos de festa e convívio a toda a população da freguesia e a todos os que gostam deste género de festas.  

1º Baile do Emigrante

Há algum tempo pensado, optamos este ano por alargar um pouco o leque de festas por nós organizadas. Então surgiu na segunda 6º feira do mês de Agosto o baile do emigrante, onde pretendemos brindar e acalorar os nossos emigrantes que regressam todos os anos com saudades das suas famílias e  do seu pais, portanto, nada como um bailarico para ajudar a matar essas saudades. Este foi incrivelmente bem sucedido e que nos motiva para novas edições nos próximos anos.

4º Torneio da Freguesia

Mais uma vez o GRUDER organiza aquela que é a 4ª edição do já tradicional torneio da freguesia. De relembrar que este torneio tem a particularidade de praticamente só poderem participar pessoas com ligações à freguesia (existem algumas excepções). Nesta edição voltamos a ter 6 equipas participantes, sendo elas os vencedores da ultima edição, “os ribeirenses”, juntamente com os repetentes Mata do Fárrio, Valongo e Figueirinhas e Camarões (figueirões). Após um ano de interregno a Reca voltou a participar (tinham dispersado por outras equipas, entre as quais a direcção do GRUDER, vice-campeã o ano transacto). Para finalizar aparece uma equipa estreante, a CORIFA (construções da ribeira do fárrio) que substitui a equipa da direcção do GRUDER, que este ano decidiu repartir-se por outras equipas e também para ter maior liberdade na organização do torneio. Foi um torneio, mais uma vez muito divertido e animado, com bons momentos de disposição e de muita e boa competição (note-se que a qualidade deste ano aumentou imenso). Este ano o torneio prolongou-se por três dias, sexta à noite, sábado e domingo á tarde (dias 25, 26 e 27 de Junho). Quanto aos resultados, o grande vencedor foi a equipa da MATA DO FÁRRIO onde encontrou na final a equipa da CORIFA tendo ganho por 3 bolas a 1. Por curiosidade a equipa da mata tinha perdido com a Corifa na fase de grupos por 9 a 3, o que não fazia prever esta final e este resultado, demonstrando a imensa qualidade que este torneio teve. Na disputa entre o 3º e 4º lugar a "Os Ribeirenses" levaram de melhor a equipa da Reca que infelizmente não conseguiu apresentar a sua melhor equipa no sábado e domingo prejudicando um dos candidatos. Os ribeirenses não conseguiram revalidar o titulo mas deram novamente boa réplica. Nos 5º e 6º lugares quedaram-se as equipas do Valongo e Figueirões, respectivamente. De realçar que estas equipas apesar de não possuírem ditos jogadores de futsal ou futebol, apresentaram equipas bem organizadas e lutadoras, merecendo aqui uma palavra de apreço.

RESULTADOS

1º MATA DO FARRIO
2º CORIFA
3º OS RIBEIRENSES
4º RECA
5º VALONGO
6º FIGUEIRÕES

ANO DE 2009

2º Mini torneio da sueca  
            
Nos dias 5 e 6 de Dezembro 2009, pelo segundo ano consecutivo o Gruder organizou o Mini-torneio de sueca, este ano com menos adesão por parte dos jogadores que no ano passado. Inscreveram-se oito equipas, mas uma delas desistiu e no segundo dia de torneio já não compareceu, mesmo assim o torneio realizou-se, com as sete equipas e os vencedores foram:
A equipa vencedora deste torneio foi Carlos Pereira / Gonçalo Ferreira, que ganharam um troféu e um presunto. Em 2º Lugar ficou a dupla Manuel “Serrano”/ Leonardo Guapo, que ganharam um troféu e um bacalhau. Em 3º lugar classificou-se a dupla Nuno Maia/ Dinis Antunes, que ganharam um troféu e garrafas de vinho do Porto.

3º Torneio de Matraquilhos  
      
Nos dias 30 e 31 de Novembro o GRUDER levou a cabo a 3ª edição do seu torneio de matraquilhos. Este torneio teve a presença de 14 equipas inscritas entre as quais uma equipa feminina. Apesar dos esforços com prémios para a melhor equipa feminina, ainda se torna um pouco difícil a angariação deste género para estas lides. De qualquer forma de enaltecer a sua participação e da demonstração de grande à vontade e desportivismo. No final classificaram-se 13 equipas, tendo uma equipa sido desqualificada por falta de comparência no 2º dia.  
A equipa vencedora deste torneio foi a dupla Nuno Marques/ Carlos Farinha com um total de 145 pontos, ganhando um troféu e um bacalhau. Em 2º Lugar quedou-se a dupla Gonçalo Ferreira/ Paulo Russo com 140 pontos, ganhando um troféu e um conjunto de chouriços. Em 3º lugar classificou-se a dupla Nuno Gonçalves/ Pedro Bilreiro com 139 pontos, ganhando um troféu e um salpicão. Em 4º Lugar a dupla Jorge Marques/ Filipe Simões com 135 pontos, ganhando um troféu e um par de cocos. Em 5º Lugar a dupla Tomé /Miguel "Taralho", ganhando um troféu e uma surpresa (garrafas de vinho). A melhor equipa feminina foi para a dupla Ana Gonçalves/ Justina, ganhando um troféu.      

1º Campeonato de karting GRUDER  
   
Esta actividade teve lugar no dia 7 de Junho de manhã, e contou com a presença de cerca de 20 participantes que é considerado bastante positivo. A competição decorreu sob muito companheirismo, brincadeira e competição à mistura. No final os 2º primeiros lugares foram entregues a dois senhores dos Açores que eram amigos de simpatizantes do clube e no 3º lugar ficou o nosso conterrâneo Marco Liberal.

3º Torneio da Freguesia - Futsal 
    
Nesta sequência, este ano os moldes do torneio tiveram algumas alterações, de modo a criar mais espectáculo e a que mais gente aderisse. Entre as principais modificações, surge a possibilidade de trazer dois jogadores de fora da freguesia ou com origens na mesma (requisitos impostos) e de não terem que ser os lugares e as pessoas pertencentes a eles a jogarem, podendo ser empresas e comerciais a proporem equipas, e cada jogador ser livre de jogar pela equipa que bem entender. Nesta lógica, apareceram este ano mais 2 equipas e o mercado andou agitado, na procura dos melhores jogadores para as respectivas equipas. No final resultou num torneio cheio de convívio, desportivismo e também alguma e boa competição.  

Eis a classificação final:

1. “Os Ribeirenses”
2. GRUDER (Direcção)
3. Mata do Fárrio
4. Carpiribeira
5. Tasca do “Lipe”
6. Figueirinhas e Camarões      

GRUDER participa no Torneio da Cidade de Ourém

Os jogos realizaram-se em dois dias, dia 4 as meias-finais no pavilhão da Freixianda e dia 6 as finais no Pavilhão do Caneiro - Ourém. Na meia-final o Gruder defrontou a Juventude Ouriense onde no final do tempo regulamentar o resultado era um empate a 0. Seguiu-se a lotaria das grandes penalidades onde o GRUDER não teve a estrelinha da sorte acabando por perder este encontro. Seguiu-se a disputa do 3º e 4º lugares, contra a equipa da Freixianda que tinha perdido contra o Fátima, nas meias-finais, por esclarecedores 6 a 2. Neste jogo a equipa apesar de não jogar o melhor Futsal acabou por vencer por 3 a 2 e conseguir o 3º lugar da competição. Na final, uma vez mais o Fátima mostrou ser a melhor equipa do concelho ao ganhar a Juventude Ouriense por 3 bolas a 0.

Classificação:

1. CD Fátima
2. Juventude Ouriense   
3. GRUDER
4. GD Freixianda

Torneio da Vila da Freixianda  

A prestação da equipa foi bastante satisfatória, tendo terminado o torneio em 2º Lugar, perdendo na final com a equipa da Estorcentro (cartaria) por 5 bolas a 2. Na fase de grupos a equipa também terminou em 2º lugar do grupo após duas vitórias e uma derrota frente à equipa da Sandoeira. Na meia-final a equipa ganhou por 3 bolas a 2 á equipa Urbe (Freixianda).

Cicloturismo 

O GRUDER não pára e organizou, em colaboração com a Junta de Freguesia, um passeio de cicloturismo pelos lugares da freguesia. Esta actividade realizou-se no dia 14 de Junho durante a manhã. O percurso teve um comprimento de 20km o que fez passar a caravana por todos os lugares e “cantos” da freguesia, mostrando-nos imensos lugares bonitos e de qualidade inquestionável. A meio do passeio, nas alminhas da Ladeira do Fárrio, realizou-se um lanche para recuperar energia. Este passeio foi bastante concorrido, aparecendo cerca de 80 pessoas para esta iniciativa, pena foi o dia ter terminado chuvoso, mas que em nada prejudicou o espírito da actividade.

8º Torneio de Sueca
 
O Gruder organizou em Março de 2009 o torneio de sueca, em que os vencedores foram:
1.º Lugar – José Farinha e Carlos Farinha
2.º Lugar – José Carlos e José Barritos
3.º Lugar – Manuel Serrano e Paulo Beliche

ANO DE 2008

31º Aniversário

Realizaram-se nos passados dias 18/19/20 as festas comemorativas do nosso 31º aniversário. Os Festejos incluíram em todos os dias vários tipos de animações, jogos, serviço de restaurante e bailes. As bandas convidadas foram o Manel Brás na sexta-feira, Jovison no sábado e finalizando no domingo com o organista da terra, Pedro Rodrigues.
Uma das actividades realizados como vem sido habitual, foi a garraiada que contou mais uma vez com uma enorme adesão de público. Como sempre serviu para passar uma tarde bastante animada, com enumeras brincadeiras e peripécias deliciando todos aqueles que decidiram aparecer e passar um bom momento de disposição. Outra das actividades realizadas foi o torneio do tiro ao alvo, que se realizou ao longo dos dias de festa em que no final se realizou uma intensa disputa pelos três primeiros lugares uma vez que chegou-se ao fim do torneio com várias pessoas empatadas. Quem levou a melhor formam o Marco Liberal, o Filipe Simões e o Jorge Farinha, quedando-se pelo 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.

2º Torneio da Freguesia
       
Uma actividade que está inserida no âmbito das festas e que vai no segundo ano de existência é o torneio inter-lugares. Este torneio tem sido motivo de grandes festas, animação, rivalidades saudáveis e principalmente de grande confraternização entre a “malta” da freguesia, muitas vezes, fazendo relembrar velhos tempos uma vez que junta gente de todas as gerações. No que respeita ao torneio em si, o lugar da RECA voltou a ganhar, sagrando-se bi-campeã, desta vez só com vitórias, mas que não quer dizer que tenha sido fácil uma vez que tudo se decidiu num jogo com a velha rival MATA DO FÁRRIO, já que esta, ficou num honroso 2º lugar com duas vitórias perdendo apenas com a reca pela margem mínima. Em 3º lugar ficaram, com um empate entre ambas, os lugares do FÁRRIO e de RUGE ÁGUA/VALONGO que primaram também com uma excelente participação fazendo com este torneio, seja já, considerado uma mais-valia desportiva e cultural para a nossa terra e o futuro da mesma.
Em Nota de curiosidade muitas equipas já pensam e trabalham para o próximo ano, sendo que foi decidido que a data do torneio será todos os anos no primeiro fim-de-semana de Julho.                

6ª Festa da Cerveja
   
O GRUDER não pára, e no passado dia 1 de Agosto realizou a 6ª edição da festa da cerveja contando com duas bandas de renome. As actuações das duas bandas acabaram por ser algo distintas, proporcionando um espéculo grandioso e ao mesmo tempo diferente. O inicio da festa, foi nos dada pela banda BIG com um excelente espectáculo, tocando muitas musicas conhecidas, fazendo com que as pessoas que ali se dirigiram, apesar de tímidas no inicio, no final já cantassem e dançassem, aquecendo muito a noite. A segunda banda, 0S ALUCINA, banda de Lisboa, é já uma banda mais conceituada e que nos trouxe um espectáculo só com música originais deles, encantando muita gente que os desconhecia, que inclusive afirmaram que estão ao nível das melhores bandas nacionais do género.

Participação nos torneios de Verão

Como vem sido hábito, a secção de Futsal do GRUDER aproveita os vários torneios existentes no verão para ir mantendo a forma e para observar potências reforços para a época que ai se advinha. Portanto, os torneios em que o Gruder participou e as suas classificações foram: Torneio da Vila da Freixianda – 3º Lugar; Torneio do Garecus-Santiais – 3º Lugar; Torneio de Formigais – 4º Lugar; Torneio da Sandoeira – 1º Lugar; Torneio do GACV-Casais de Vento – 2º Lugar.

1º Mini-Torneio da Sueca

Pois é o GRUDER é um clube em movimento e quando não temos os jogos ao fim de semana para animar a malta, surge o nosso 1º mini-torneio de sueca. O torneio realiza-se sábado 28-11-08 e domingo 29-11-2008 á noite e quem quiser participar é só aparecer e inscrever-se. Os prémios para além de troféus, são chouriços de vários tamanhos, sendo que o do primeiro lugar tem cerca de 90cm?! Vem e aparece, se não for para jogar que seja pelo convívio. O torneio realiza-se na casa do GRUDER
No passado fim-de-semana realizou-se o 1º Mini-Torneio de sueca e que pode considerar-se que foi muito agradável, bom ambiente e muito bem disputado. Fizeram-se comparece 10 equipas (valor aceitável por se tratar de um MINI Torneio) e que jogaram todas-contra-todas num campeonato único. Os Grandes vencedores foram Filipito/ Jorge Farinha (jogadores do Clube) com 52 pontos, em 2ºNuno farinha/ Carlos Pereira (jogador e presidente do clube) com 50 pontos e por fim, em 3º lugar ficou a dupla Diamantino/Paulo com 45 pontos.