segunda-feira, 22 de novembro de 2010

JOGAR BEM NÃO CHEGA ...

GRUDER 4 x 5 CD Fátima

Pois é jogar bem ou de certa forma jogar para ganhar não chega, uma vez que por vezes existem outros interveniente que gostam de ser os protagonistas dos jogos. Como o mister Nuno diz "...eles (árbitros) não tem a culpa, a culpa é da AFS com estas nomeações e não estou a arranjar desculpas para a derrota, até porque não levamos outro resultado por nossa culpa porque falhamos muitas ocasiões e também porque cometemos alguns erros defensivos."
De qualquer forma foram erros demasiado claros e graves para serem verdade e que de certa forma acabam por condicionar o jogo como por exemplo: numa situação de 3x1, o nosso jogador central que levava a bola, passa a bola criando uma situação de 2x0, mas sofre falta ao mesmo tempo, os árbitros interrompem de imediato o jogo para marcar falta onde deveria ter deixando o jogo andar. Estávamos todos incrédulos, mas a não ser que este fosse dar cartão vermelho, mas qual quê, os árbitros não sabiam quem era o jogador,  até perguntaram um ao outro sobre qual seria o jogador da falta, mas como não sabiam não deram nenhum cartão. Outro lance em que o nosso jogador ganha a bola na ala, ficando novamente numa situação de 2x0, mas o arbitro interpreta que este fez falta para recuperar a bola, falta que só ele viu. Existiu mais um penalti, um atraso ao GR, um cartão para o nosso GR que era ao contrário, etc. Mas voltando ao que o mister diz, além desse tipo de situações, também por demérito nosso não conseguimos trazer outro resultado e é por isso que nos resta trabalhar, mas gostaríamos que existisse imparcialidade e brio por parte das duplas de arbitragem e principalmente pela AFS a quando das nomeações dos árbitros. Para terminar, gostaríamos que fica-se bem claro que em nenhuma situação estamos a colocar em causa a vitória do CD Fátima que tudo fez para ganhar este jogo e que chega ao final com a vitória e portanto está de parabéns.
O Fátima partia para este jogo com um conjunto de resultados menos bons e algo surpreendentes e  portanto certamente que vinham para este jogo só com a vitória na mente.

Para nós o resultado era importante para terminarmos a 1ª volta dentro dos 4 primeiros lugares (3º lugar) e fugir assim ao 5º lugar.

A nossa equipa entrou a todo o gás e nos primeiros 10 minutos de jogo, já vencia por 3-0, resultado obtidos pelos golos de Nuno Gonçalves (2) e Nuno Marques  em jogadas rápidas e de contra-ataque, fruto da nossa defesa mais recuada e das rápidas transições conseguidas. O Fátima a perder pressiona mais e obriga-nos a fechar ainda mais, conseguindo frutos em dois lances mal consentidos, com a bola a circular em zonas proibidas e de certa forma embrulhada sem que ninguém a conseguisse tirar, sobrando para jogadores do Fátima que depois conseguem finalizar. A equipa desconcentrou-se e mostrou algum nervosismo e fruto talvez da troca de alguns jogadores que não conseguiram entrar bem no jogo. O Fátima  por seu lado aproveitou bem esse descontrolo e conseguiria marcar novo golo num bom remate dos 10m. mesmo no final da 1ª parte. No meio disto tudo aconteceram os tais dois lances de 2x0 que os senhores arbitros anularam e que poderiam ter feito a diferença, em vez de irmos para o intervalo empatados.

Na 2ª parte novamente com o 5 inical,  continuamos a defender recuado, tendo conseguido impor mais o nosso jogo ofensivo, uma vez que o Fátima baixou a sua linha de marcação, tendo sido um jogo mais equilibrado. No entanto, seria o Fátima a passar para a frente pela 1ª vez no encontro, num lance onde estivemos mal na troca defensiva, com o nosso jogador a chegar atrasado. A partir desse momento  o mister decidiu pressionar em cima, invertendo-se os papeis da 1ª parte, com a nossa equipa a jogar e a ter mais circulação de bola, e o Fátima a apostar no contra-ataque. A aposta foi bem sucessida, uma vez que conseguiríamos chegar rapidamente ao empate logo depois. Mas pouco tempo depois, em mais um erro de marcação o Fátima passaria para a frente, para nosso desanimo total. Nos 5 minutos finais só por muito pouco, mesmo a terminar o encontro não empatamos o jogo num lance em que o nosso capitão ao 2º poste e só com a baliza e o GR, não consegue sequer acertar na baliza, foi o desanimo total.

Segundo o mister Nuno os destaque pela positiva vão para : "o nosso GR, que teve muito trabalho tanto na 1ª parte como na 2ª, que esteve em bom plano, tal como o GR do Fátima, mas é para isso que eles lá estão. Destaque ainda para a nossa produção ofensiva na 1ª parte no modelo de jogo optado (contra-ataque) onde conseguimos marcar e aparecer imensas vezes isolados para o GR e na 2ª parte com um ataque mais organizado onde conseguimos corrigir algumas lacunas evidenciadas em jogos anteriores. Parabéns aos meus jogadores pela sua garra e atitude. Por fim, de louvar mais uma boa casa, com muito apoio e emoção nas bancadas, dando cada vez mais vontade de continuar a trabalhar e louvar o clube e esta terra.


Jogaram: Gonçalo (GR), Jorge (1) (c), Filipito, Nuno Marques, (1) Nuno Gonçalves. (2) Jogaram ainda: Sergito, Afonso, Ricardo. Não jogaram: Bruno Jorge (GR) e Tiago.

8 comentários:

Anónimo disse...

foi um grande jogo da nossa parte, estivemos muito bem ao longo do jogo.

a minha unica deixa é que temos de manter a calma, dosear o nosso esforço e atacar pela certa. para que nao surgem perdas de bola desnecessárias que leva a perder um jogo.

Nuno, grande treinador, so tenho a dizer que as ultimas duas tácticas que trouxeste a equipa sao optimas, a defensiva e ofensiva. na minha opiniao devemos manter a mesma atitude e sistema de jogo nos proximos jogos.


Nuno Gonçalves

Nuno marques disse...

Nuno, sim realmente foi um grande jogo onde com um pouco mais de calma, poderiamos ter tido outro resultado. Espero que este grupo se torne mais unido, porque tem sido a nossa força nestes últimos anos, coisa que este ano apesar de estar bom, podemos melhorar ainda mais.

Da minha parte obrigado pelo elogio, sei que ainda não sei nada, mas acredita que todos os dias trabalho e estudo para o futsal, porque quero melhorar a cada dia que passa de modo a ajudar a nossa equipa e para me fazer evoluir como treinador.

As mudanças devem ser feitas sempre para melhor e claro que existem sempre aspectos a rever e para isso é que treinamos 3 vezes por semana:)

Um abraço e força GRUDER, força equipa.

jotta disse...

É isso pessoal, tem que ser, nós vamos lá estar, e para ganhar. FORÇA GRUDER.

Anónimo disse...

oi malta!

o fatima deve estar mesmo fraco ou a humildade não abunda aí para os confins do mundo onde o tecto não veda!!!!!

Uma equipa que está a perder 3 a 0 e ganha o jogo só tem mérito num dos 5 golos que marca. Os outros foi tudo demérito do Gruder.

Fizeram um bom jogo mas não façam as crónicas logo logo a seguir ao jogo. Respirem fundo antes de escrever.

Bom resto de campeonato!!!!!

Tânia Costa disse...

Este anónimo, que nem o comentário tem coragem para assinar, não deve ter lido o mesmo relato de jogo que eu!!!

Parece-me que o que se diz é que os golos do Fátima foram por erros do GRUDER, o que é verdade, pk s não existissem erros da equipa que defende de certo a outra equipa não marcaria... Parece-me também que aqui se analisa acima de tudo o comportamento/jogo do GRUDER (aspectos positivos e negativos) e não tanto o comportamento da equipa adversária...

Quanto à arbitragem, p quem esteve no jogo, foi duramente criticada e insultada pela claques de ambas as equipas, que estavam de acordo quanto ao mau desempenho da dupla.

PArece-me que o Fátima atravessa uma má fase, vê-se pela sucessão de resultados menos positivos com equipas que se sabe serem bem mais fracas...

Agora pergunto: Onde está a falta de humildade em todo o relato efectuado??? E já agora, parece que o GRUDER é uma equipa muito fraca para haver obrigatoriamente a necessidade de o Fátima ser muito fraco???

Um abraço para os confins de outro mundo, pois deve ser diferente daquele que todos nós habitamos; mundo no qual não sabemos sequer se o tecto veda dado que, sublinho mais uma vez, o comentador não é capaz de se identificar. Este último facto indica mesmo que será alguém de forte personalidade e superior a tudo e a todos...

Bom campeonato e um bem haja a vossa excelência

Tânia Costa

Anónimo disse...

ola Exma Sra D. Tania

A identificação aqui é muito subjectiva.

Poderei eu dizer que me chamo paulo pinto e a malta fica contente pq me identifiquei e ligo depois digo que me chamo pedro pereira e a malta gosta à mesma pq me identifiquei...
Acho muito bem que falem das vossas jogadas mas pareceu-me ao ler o texto que o resultado foi injusto e se deveria haver um vencedor era o gruder e só não foi pq o arbitro assim não o permitiu.

E isto não me parece nada verdade.

Quando se fala de uma oportunidade escandalosa no final para o gruder entende-se que devia haver empate. e então 1 minuto antes dessa um jogador do fatima ao 2º poste podia ter dilatado tb o marcador.

Muito sinceramente e em relação ao árbitro e não querendo desculpar ninguém e eu que estive muito atento da bancada, experimentem a deixar fora do pavilhão 3 ou 4 figuras que têm na bancada e acho que o pior nem estava lá e logo verão que deixam de ter os árbitros a tremer no meio do campo sem saber o que marcar pois a prioridade é a bancada!!!

Boa sorte para os proximos jogos.

Já agora referiu os resultados negativos que o fatima teve com equipas inferiores!!!

O Tramagal concordo. não vi o jogo em fatima mas vi-os contra o pinheiro.

A Sandoeira tá em 1º (é a melhor equipa).

A Sabacheira cuidado que vocês vão jogar com eles prá taca e pró campeonato.

e eu depois vou analisar esses resultados.

O Fatima, treinadores, jogadores, adeptos tem como objectivo o 4º lugar. não são nem mais nem menos que os outros...

Tânia Costa disse...

Para começar aqui tá uma parte do texto escrito pelo administrador do blog, que após falar de alguns erros escandalosos do árbitro que poderiam dilatar o resultado p o lado do GRUDER:
"Para terminar, gostaríamos que fica-se bem claro que em nenhuma situação estamos a colocar em causa a vitória do CD Fátima que tudo fez para ganhar este jogo e que chega ao final com a vitória e portanto está de parabéns."... Parece-me que esta frase deita por terra o seu comentário não??? O Fátima tb pode analisar o jogo à sua maneira... escrevam, ou dá muito trabalho?! Se há coisa que neste blog não há é falta de imparcialidade, e s ler atentamente todos os comentários ir-se-à aperceber disso...

Continuo a dizer que acho muito bonito da sua parte vir comentar aqui de modo agressivo e passo a citar o que detestei no seu comentário e que mostra uma falta de respeito para com a terra dos outros: "o fatima deve estar mesmo fraco ou a humildade não abunda aí para os confins do mundo onde o tecto não veda!!!!!". Parece-me que ninguém vai ter com outras pessoas e consoante a sua origem dizer: Só ganhas jogos com a ajuda de nossa senhora, naquela terra de calcário que só sobrevive à custa da venda de Santos (Fátima); Na tua Terra que fica atrás das pedras e em que só há, na mesma, pedras (Sabacheira). Acho que é de muito mau tom, e comparando com essa sua atitude (falta de respeito pela origem dos outros), que é rudimentar, sim pode apelidar-me de Exma Sra D. Tânia...

Eu continuarei a não saber quem é nem a que clube pertence... E se não é para se identificar para quê vir aqui comentar??? Isso não percebo sinceramente...

Quanto à bancada toda a gente é livre de assistir aos jogos, proibir alguém de entrar num espaço público não me parece correcto. E o trabalho do árbitro é concentrar-se no jogo, são certificados para tal e espera-se que tomem decisões correctas, o que não ocorreu em vários lances quer contra o Gruder quer contra o fátima, sendo lamentável.

Ps.: já agora obrigada por nos informar contra quem vamos jogar e por nos alertar, nós sabemos bem o valor da Sabacheira (já a época passada fizeram uma segunda volta muito melhor que a primeira). Neste momento digo série de resultados negativos do fátima, pois estava em segundo lugar e foi perder pontos com as equipas abaixo do 5º lugar.

Sem mais e bom campeonato para o senhor comentador e equipa mistério... (isto sem qualquer rancor)

Nuno Marques disse...

Ora Viva

Para já é com muito gosto que vejo o nosso site a ser visto e as noticias a serem comentadas. Em relação aos comentários, estes são normais e temos de saber aceitar todos os pontos de vista e opiniões. Caro Sr. anónimo penso que como diz a Tânia, de maneira nenhuma no comentário do jogo está implícito que o GRUDER foi superior e que era o justo vencedor, uma vez que também poderiamos ter sofrido mais golos, até porque o nosso GR teve muito trabalho, mas como deve compreender acabamos por falar mais da nossa equipas e das nossas situações e como muita pena aconteceram alguns casos que poderiam ter mudado (talvez) algumas coisas no jogo, tal como um lance quase a terminar podia ter dado o empate. Espero que veja mais por este prisma e até porque mais uma vez como a Tânia diz, na crónica existe uma parte em como valoriza a equipa do Fátima pelo que fez para ganhar o jogo, que mereceu e está de parabéns, porque marcou mais do que sofreu. Eu defendo que não existe sorte ou falta dela, existe trabalho e que se marcou mais do que sofreu é porque trabalhou para isso e merece ganhar, ponto final.

Em relação aos adeptos, não os podemos controlar e acredite que os estamos constantemente a avisar e a incentivar para estes apoiarem a equipa mas de forma cordial, mas por vezes é difícil, até porque estes gostam mesmo do clube e da terra (que insinua ser os confins do mundo onde o tecto não veda!!!!!, ficando-lhe um pouco mal e dizer que o pavilhão é municipal e não é nosso, por issoa a responsabilidade de chover lá dentro é da mesma camâra a que pertence Fátima, mas que é sempre vista como a galinha dos ovos de ouro:)) e quando se veem prejudicados não se conseguem controlar.

Realmente penso que o Fátima apesar de não estar tão forte, continua muito bem, com bons jogadores e um bom técnico e desejo a maior sorte para voçês.

Em relação a nós e ao campeonato, as coisas não estão fáceis até porque o nivel está muito perto e acho que qualquer uma
das equipas que estão nos 6º primeiros lugares querem como principal objectivo os 4º primeiros lugares.

Esta 2ª volta vai ser muito boa na minha prespectiva.

Um abraço