segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

GRUDER TERMINA 1ª FASE COM EMPATE EM FÁTIMA

CD Fátima 2 x 2 GRUDER

Neste fim de semana realizou-se a última jornada da 1ª fase do campeonato, onde tanto nós como o Fátima já tinham o seu destino traçado, sendo mais um jogo para afinar e testar situações a aplicar na 2ª fase. Para este jogo apresentamos-nos desfalcados, devido a lesões e também alguns jogadores por motivos profissionais. Aliás acabamos por iniciar este jogo sem nenhum GR, tendo Afonso jogado a 1ª parte na baliza, onde diga-se passagem que esteve bastante bem e foi uma agradável surpresa.

Para este jogo devido ás condicionantes que a equipa apresenta e irá apresentar para a 2ª fase, abordamos o jogo com cautelas, apresentando uma atitude mais concentrada defensivamente, defendendo com a 1ª linha de marcação recuada, aproveitando o contra-ataque sempre que possível. A verdade é que o jogo teve sempre a mesma toada, com o Fátima a ter muito mais posse e circulação de bola, e nós recuados a fechar as linhas de passe e as investidas destes. A verdade é que conseguimos anular muito bem o Fátima em praticamente todos o jogo, conseguindo inaugurar o marcador num lance de contra-ataque. O Fátima conseguiria igualar antes do intervalo após um roubo de bola e a marcarem à 2ª tentativa após defesa de Afonso. Nesta 1ª parte ainda conseguiríamos obter mais dois ou três lances isolados ou em 2x1 que não conseguimos concretizar. O Fátima acabou por ter mais a bola, mas não conseguiu criar muitas situações de golo.

Na 2º parte tudo do mesmo, mas com o Fátima um pouco mais perigoso, tendo, já nesta fase com o Gonçalo na baliza, criado algumas dificuldades e empurrando a nossa defesa para os 10 metros. Acabamos por ter mais dificuldade em sair no contra-ataque, estando o Fátima precavido desta situação. Nesta parte adiantou-se 1º o Fátima num remate/passe para o interior da área onde o meu defesa e o GR não comunicaram, acabando por a bola passar e entrar. Neste fase quando faltava 15 minutos, não tínhamos nada a perder e pressionamos um pouco, conseguindo obter dois ou três lances de perigo, até conseguir marcar num remate de Filipito já com pouco ângulo, bisando na partida. Com o empate recuamos novamente as linhas de marcação e seguramos o resultado até final.

Foi um resultado de certa forma justo para o que ambas as equipas produziram, apesar de terem estilos de jogo diferentes. Os árbitros não tiveram dificuldades em jogo fácil de dirigir.

Gostava de salientar as melhorias a nível defensivo, aspecto que tenho vindo a trabalhar mais para preparar a 2ª fase e a atitude demonstrada pela equipa, muito solidária e batalhadora. Não foi uma vitória, mas queria dedicar juntamente com a equipa, este empate contra um excelente adversário, ao meu irmão e que recuperes rapidamente. Á equipa do CD Fátima dizer o obrigado pelo apoio dado ao meu irmão e as melhores sortes para a 2ª fase.

Jogaram: Gonçalo (GR), Filipito (2), Nuno M, Sergio, Afonso, Ricardo, Tiago G., Nuno G.

Press by Nuno Marques in www.nunomarquesfutsal.blogspot.com

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

INICIADOS PERDEM NOVAMENTE

GRUDER 3 - 4 Vitória Clube Santarém


Mais um jogo que se adivinhava difícil, e assim foi. Não entramos bem no jogo, muito estáticos, como tem vindo a ser normal no começo de quase todas as partidas. Sofremos um golo de contra ataque, onde toda a equipa fica parada a olhar para o jogador do Vitória, que sozinho frente ao nosso guarda redes não deu hipótese. Pedimos um minuto de desconto, para corrigir alguns aspectos que não estavam bem. Entramos novamente na partida, mas muito melhor, onde conseguimos marcar três golos, até ao intervalo. Estes golos são de salientar, até porque foram todos de jogadas treinadas, sinal de que se tem trabalhado. Um foi marcado através de um fora estudado, outro de um canto estudado e outro de uma jogada de campo(nosso modelo de jogo). Os golos foram marcados por Tiago Lourenço (2) e Pedro Marques (1), e onde poderíamos ter feito mais.

Na segunda parte, a equipa do Vitoria foi a traz do prejuízo e deu tudo o que tinha, nós tentamos fazer o mesmo que na primeira metade, tivemos algumas boas oportunidades, não finalizamos, e quem não marca sofre, foi o que aconteceu, o Vitoria conseguiu dar a reviravolta no marcador. Nós nunca desistimos, lutamos mas sem sucesso. Mais uma vez , fica aqui o sentimento que poderíamos ter ganho e ter feito um pouco mais.

Acredito no valor dos nossos atletas, são muito bons e vão ter um futuro com sucesso, agora não podem desanimar, é normal nesta fase haver estas derrotas, que por um lado ajudam-nos a melhorar. Este ano , é o primeiro das vossas carreiras, tem muito para aprender e muita para dar ao futsal.
A equipa do Vitoria está de parabéns pela vitoria, foi um bom jogo e tem uma excelente equipa, é sempre bom ver que se está a trabalhar para um futuro melhor no futsal de Santarém.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CAPITÃO JORGE MARQUES LESIONA-SE COM GRAVIDADE

Infelizmente no passado sábado o nosso capitão Jorge Marques, já perto do final do jogo numa disputa de bola com o jogador Batista do ADCFE, acaba por se lesionar com gravidade. Aquilo que inicialmente pareceu grave, acabou por se confirmar hoje com o diagnóstico de perna partida no perónio e na tíbia.

No entanto, há coisas que ninguém percebe e é nestas coisas que nos sentimos enganados e indignados, ora reparem. Após o jogo o Jorge dirige-se ao hospital de Tomar para verificar o estado da lesão, uma vez que este possuía imensas dores. Sai do hospital com uma injecção e alguns medicamentos para as dores, uma vez que o raio-x nada acusou. Pensado nós que que felizmente teria sido só da pancada, puro engano, o Jorge continuou a sentir dores passados 3 dias e decide novamente ir ao hospital, onde fazem novo raio-x e onde concluem que realmente tem a perna partida nos dois ossos, sim tem a tíbia e perónio partidos. Como é possível isto? Em que pais vivemos? Chegou-se à conclusão que da 1ª vez tinham feito o raio-x ao pé em vez da perna porque a informação entre os senhores Doutores foi mal transmitida. Neste momento está no hospital de Abrantes internado durante 3 dias para observação, tendo sido aplicado gesso.

É com muita pena que um dos melhores jogadores do clube e do distrito, se vê privado de demonstrar o seu potencial dentro das quadras por esses pavilhões fora, terminando a época para ele.

A direcção, dirigentes, delegados, equipa técnica, jogadores e massa associativa todos desejam as melhoras ao seu capitão de sempre e cá estaremos para te apoiar e ajudar nesta fase menos boa e que certamente será muito dolorosa.

GRUDER VOLTA ÀS VITÓRIAS

GRUDER 6 x 4 ADCF do Entroncamento

Num jogo onde esperávamos voltar às vitórias, acabamos por consegui-lo mas com alguma dificuldade e com alguma ansiedade final. A verdade é que foi um jogo algo pobre de futsal por parte da minha equipa, onde tivemos muitos períodos desconcentrados defensivamente e ofensivamente nem parecíamos uma equipa, onde cada um queria resolver o jogo à sua maneira.

A ADCFE entrou melhor no encontro com uma defesa baixa e bem organizada, aproveitando o nosso discernimento ofensivo para recuperar bolas e sair bem no contra-ataque, não estranhando o facto de até ao 15min já estarmos a perder por 2-0. No entanto, acabei por pedir um desconto de tempo e as coisas inverteram-se com a nossa equipa a ser mais solidária e a ter mais paciência na circulação da bola, conseguindo passar para a frente do marcar ainda antes do intervalo. De salientar que apresentamos uma defesa impressionante em todo o jogo e que acabou por ser razoávelmente bem aplicada, tendo existido mais dificuldade no inicio na recuperação defensiva, sendo apanhados imensas vezes em contra-pé.

Na 2ª metade o adversário entrou com uma defesa mais alta e logo de inicio voltamos a ter dificuldades por nos apresentarmos demasiado estáticos. Tive de intervir aos 4 minutos com um desconto de tempo e melhoramos as nossas saídas de pressão. Após estes minutos iniciais tivemos cerca de 10 minutos de bom futsal onde conseguimos mostrar o que sabemos, alcançando nesse periodo 3 golos (mesmo que um seja de livre directo), e poderíamos ter conseguido mais, e conseguindo anular o adversário. Para o final reservava-se o pior, onde o meu irmão (capitão da equipa) Jorge Marques numa disputa de bola com o jogador Batista, acabam por se lesionar, onde acabei por saber hoje que o meu irmão tinha o perónio e a tíbia partida estando por saber se terá de ser operado ou não. O jogador do ADCFE também vinha de uma lesão o que por azar o voltará a fazer parar esperando que não seja tão grave.

Depois vem um caso no jogo em que a bola vinda da linha lateral, o meu jogador pica a bola para outro jogador que devolve de cabeça para o meu GR, tendo o arbitro apitado livre indirecto por atraso!!!! Primeiro o meu GR nem toca a bola com a mão, sendo que a bola vinha da linha lateral este pode jogar a bola. Por outro lado o atraso foi feito com a cabeça e o objectivo era esta apanhar para lançar um ataque rápido. Tenho alguma dúvidas neste aspecto. O GR não pode receber um atraso com a mão, vindo com a cabeça? (claro que considerando que a bola vem do adversário antes de atrasar).

A lei de jogo diz o seguinte:
a) depois de jogar a bola, tocar-lhe novamente na sua própria metade da superfície de jogo, após ter sido deliberadamente pontapeada por um colega de equipa sem ter sido jogada ou tocada por um adversário;
b) tocar a bola com as mãos dentro da sua área de grande penalidade após ter sido deliberadamente pontapeada por um colega de equipa;
c) tocar a bola com as mãos dentro da sua área de grande penalidade após tê-la recebido directamente de um pontapé de linha lateral executado por colega de equipa.

Agora há duas questões: a bola não foi a atrasada directamente da linha lateral, uma vez que foi um 2º jogador que tocou de cabeça para o GR. Depois nas leis de jogo só fala em pontapear a bola para o GR e fica-se por entender que é com o pé, não à referencias a outras partes do corpo a não ser que se entenda que são todas.

Bem seguindo a análise do jogo, esse livre deu origem ao 3º golo do adversário que viria a marcar perto do final outro quando já jogava com Gr avançado. Neste jogo deu para observar mais uma vez que temos uma razoável equipa (5/6 jogadores) mas que depois faltam soluções, fazendo com que a equipa quebre o ritmo de jogo.

Jogaram: Bruno J, Gonçalo (GRs); Nuno G. (1), Nuno M., Jorge M. (1), Filipito, (1) Afonso, (1) Ricardo (2)e Tiago G.

Post by Nuno Marques in www.nunomarquesfutsal.blogspot.com

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

GRUDER SAI PRECOCEMENTE DA TAÇA

No domingo passado jogou-se a pré-eliminatória da taça do Ribatejo em futsal, terminando com uma derrota por 2-1 frente à equipa da sabacheira. Após o ano transacto ternos chegado à final-four, era legitimo querer lá chegar novamente, mas infelizmente esbarramos logo na 1º jogo.

Foi um jogo muito bem disputado e com bons momentos de futsal apesar da escassez de golos. A equipa da Sabacheira realmente apresenta-se nesta fase mais forte e com um conjunto de bons jogadores mas que nesta partida se limitou a defender e a aproveitar alguns lances individuais ou situações de contra-ataque para criar algum perigo. Os golos da sabacheira foram obtidos após um ressalto da defesa do nosso GR e depois através de um auto-golo, enquanto que o nosso foi obtido por filipito num remate dos 10m. Perto do fim poderiamos ter empatado através de um livre de 10m que não foi concretizado.

Neste jogo a nivel defensivo tivemos muito bem quer na 1ª parte a defender recuados, quer na 2ª parte a utilizar defesa pressionante, quanto ao nivel ofensivo a equipa demorou um pouco a encontrar-se mas a partir do golo sofrido (a equipa da sabacheira entrou melhor), as coisas melhoraram e a partir dai fou um festival de posse de bola e de golos falhados ou bem defendidos pelos Jogadores e GR da Sabacheira. Mas quem ganha é quem marca e a sabacheira ganhou e está por isso na próxima fase.

Foi dos melhores jogos realizados pela nossa equipa em todos os parametros, faltamos a finalização. Se continuarmos assim faremos ma 2ª fase muito boa e demonstraremos que teriamos lugar na fase de apuramento de campeão.

Jogaram: Bruno J. (GR), Gonçalo (GR), Jorge, Filipe (1), Nuno M., Nuno G., Ricardo, Tiago A., Tiago G. e Sergio.

Os arbitros estiveram em bom nivel

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

AGRADECIMENTOS

Mais uma vez Direcção agradece ao Centro Social que, emprestou o autocarro no deslocamento a Coruche, e à Junta de Freguesia que disponibilizou a carrinha sempre que necessário.

Também gostaríamos de agradecer, a todos os sócios, adeptos, apoiantes, por nunca se cansarem de vir apoiar as nossas equipas, nos momentos bons, como nos maus. Em nome da direcção o muito obrigado.

ACTUALIZAÇÃO INICIADOS

GRUDER 3 - 4 GOLEGANENSE 19/12/2010
ACDNO 0 - 8 GRUDER 08/01/2011
Antes demais queria pedir desculpa, a todos que vêem este blog, por só agora, ser actualizado os comentários referentes á equipa de iniciados.
Em relação ao primeiro jogo, sofremos uma derrota, com o sentimento de culpa, pois poderíamos ter ganho o encontro, já que na primeira parte estivemos sempre em vantagem 2-0;2-1,a fazer um belo jogo . Na segunda parte,fomos a baixo, sofrendo 3 golos de rajada, ficando um pouco mais difícil de ganhar o encontro, mas sem nunca baixar os braços, poderíamos ter marcado muitos golos, mas não estávamos no nosso dia, falhando na finalização, só conseguindo marcando mais um, que ditaria a nossa segunda derrota no campeonato. Um bom jogo por parte das três equipas, parabéns ao goleganense tem uma boa equipa. A nós é levantar a cabeça para o próximo jogo.
Mais uma vez uma boa moldura humana, obrigado pelo apoio, estes miúdos merecem
No segundo encontro, frente à equipa do ACDNO, foi um jogo com pouca historia, onde a nossa equipa dominou praticamente todo o encontro. O resultado final foi de 0-8, onde poderia ter sido mais avolumado, não fosse mais uma vez a falta de eficácia. A equipa do ACDNO lutou o que pode, notando-se que a equipa estava desfalcada, tendo uma tarefa mais difícil.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

J. OURIENSE 4 x 0 GRUDER

Bem já vendo sendo hábito, vir aqui comentar derrotas, o que de certa forma cria um sentimento controverso de tristeza e de desanimo, com o sentimento de consumação. É notório que neste momento a equipa já está com o pensamento na próxima fase, sendo natural que tenha feito algumas modificações nos treinos e também nas experiências nos próprios jogos.Neste momento os objectivos passam por tentar preparar e unir o melhor possível a equipa para a próxima fase, tal como ainda tentar fazer o melhor possível na taça, uma vez que é de sonhar estar novamente presente na final four, apesar de este ano as coisas estarem mesmo mais dificeis, calhando-nos a fava de ter jogar a pré-eliminatória contra a Sabacheira e inclusive na 1ª eliminatória  (caso agente ganhe) de ter de defrontar o Fátima (detentor do troféu).

No que respeita ao jogo, posso estar a ser tendencioso (o que torna-se normal por se tratar da minha equipa), mas penso que fizemos um belíssimo jogo apesar da derrota por números expressivos. O que considero exagerada é a diferença de golos, até porque os 4 golos encaixam bem à equipa de Ourém, o que não condiz é com a nossa inexistência de golos, uma vez tivemos mais do que suficientes oportunidades para marcar não 1, nem 2, nem 3 golos, mas sim uma mão cheia de golos.

Continuamos a falhar golos isolados, ao 2º poste que é só encostar e a apanhar GR inspirados, e para variar as lacunas defensivas, apesar de que neste jogo a equipa esteve melhor, não sofrendo qualquer golo em ataque organizado, mas sim em erros nas transições ou passes mal feitos, acontecendo ainda um golo de livre bem executado. Além disso a quebra física de alguns jogadores é evidente nesta fase por terem sido sujeitos a um desgaste intenso ao longo deste campeonato, por terem jogado muitos minutos, uma vez como já referido o plantel é curto.

Também é de se notar que a equipa não está tão disciplinada tacticamente como o pretendido, principalmente a nível defensivo, mas também a nível ofensivo, principalmente nas transições em contra-ataque.

Mas de realçar que a equipa de Ourém tudo merece estar na próxima fase entre os melhores, muito bem orientada, bons executantes e muito bem organizada, que acaba por fazer sempre a diferença. Parabéns à sua estrutura e equipa técnica que ao longo dos anos tem vindo a saber trabalhar de forma a ter um futuro risonho e com bons alicerces. E claro mereceu a vitória, parabéns.

Jogaram: Bruno (GR), Afonso, Jorge, Filipe, Nuno G., Nuno M., Ricardo, Tiago G. , Gonçalo (GR) e Sérgio.

By Nuno Marques in http://nunomarquesfutsal.blogspot.com/

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

DERROTA EM DERBIE LOCAL

GRUDER 2 x 6 GD SANDOEIRENSE

Um dos jogos mais aguardados, até porque se tratava do líder que é uma equipa vizinha, a sorte acabou por não nos bater, averbando mais uma derrota, com o resultado final de 2-6. Dar os parabéns à equipa da Sandoeira pelo jogo e pelo magnifico campeonato que tem vindo a realizar.

Em relação ao jogo, considero que a minha equipa acabou por dar a 1ª parte de avanço, estando a perder por 0-4 ao intervalo. Não por falta de atitude ou querer, mas pelos erros cometidos e por uma tarde menos inspirada do guardião Gonçalo. Tivemos poucas ou raras situações de golo n 1ª parte, enquanto que a Sandoeira foi mortífera e marcou em quase todas as ocasiões e quase sempre em remates de fora da área.

Na 2ª parte foi um pouco diferente, entramos mais dinâmicos e pressionantes, conseguindo encostar o adversário. Não seria estranhar a obtenção do nosso 1º golo. A equipa galvanizou-se, mas em mais um remate de fora da área sofremos golo. Pouco depois num livre reduzimos novamente para a diferença de 3 golos dando alguma esperança. No entanto, a quebra física da minha equipa derivada aos jogadores mais importantes teremos jogado muitos minutos e de terem lutado muito, revelou-se fatal e sofremos novo golo em contra-ataque.

Boa réplica na 2ª parte com um parcial de 2-2. De lamentar a paupérrima 1ª parte. Desejar boa sorte à equipa da Sandoeira.

Árbitros estiveram em razoavelmente bem.

Jogaram: Gonçalo(GR), Jorge, Filipe, Nuno, Sergito. Jogaram ainda: Bruno Jorge (GR), Nuno M. (2), Tiago Antunes, Afonso e Ricardo. Não jogou: Tiago Gomes.

Crónica by Nuno Marques in http://www.nunomarquesfutsal.blogspot.com/